A Peugeot do Brasil, lançou nesta terça-feira, 20 de maio de 2014, onovo 3008, para atender o segmento dos crossovers no Brasil. Apresentado na versão única Griffe THP (lançado há seis meses na Europa), o novo 3008 vem equipado com motor 1.6 16V Turbo High Pressure de 165 cavalos de potência (a 6.000 rpm) e torque máximo de 24,5 kgfm (a 1.400 rpm). O conjunto tecnológico incluido é bastante satisfatório –especialmente no quesito segurança dos passageiros.
De acordo com a assessoria de imprensa da marca, a novidade deve estar disponível nas concessionárias na primeira quinzena de junho de 2014, custando R$ 99.990.
“O objetivo foi reunir em um só veículo, todas as vantagens de um hatch, um SUV e um station wagon ”, explica Sérgio Davico, gerente de marketing e produto da Peugeot no Brasil.
Apesar de as principais inovações do veículo estarem ligadas ao design, muitas funções bacanas foram incluídas para conquistar o consumidor. A marca equipou o importado da França com um teto panorâmico de vidro com área total de 5,34 metros quadrados, um cockpit inspirado nos painéis de aviões e a empolgante lâmina translúcida Head Up Display, que permite ao condutor visualizar as principais informações do percurso, sem retirar os olhos da estrada.
Embora a direção seja eletro-hidráulica, com volante regulável em altura e profundidade, ela é bastante firme, levemente endurecida, alinhada ao porte robusto do carro, cujas dimensões são avantajadas: 4,36 metros de comprimento e 1,84 metros de largura. A estabilidade nas curvas é outro ponto positivo. A suspensão é macia, e entrega o conforto dos passageiros da frente e de trás. O câmbio automático de seis velocidades é muito satisfatório, as trocas são imperceptíveis e ágeis. Foi sentida a falta apenas, da função de troca manual de marchas, com as borboletas atrás do volante.
Diferenciação em segurança Um dos maiores investimentos da marca no modelo estão relacionados aos itens e tecnologias de segurança. Segundo a Peugeot, o veículo está programado para dissipar a energia de uma colisão de forma programada, recebendo uma tripla estrutura de absorção de impacto frontal. A coluna de direção, por exemplo, é deformável, se retraindo em uma situação de choque, de forma precisa para proteger o condutor.
O modelo recebeu cinco estrelas em segurança, nos testes de colisão da EuroNCAP, instituto europeu responsável por avaliar a segurança dos veículos.
Diferenciação em segurança Um dos maiores investimentos da marca no modelo estão relacionados aos itens e tecnologias de segurança. Segundo a Peugeot, o veículo está programado para dissipar a energia de uma colisão de forma programada, recebendo uma tripla estrutura de absorção de impacto frontal. A coluna de direção, por exemplo, é deformável, se retraindo em uma situação de choque, de forma precisa para proteger o condutor.
O modelo recebeu cinco estrelas em segurança, nos testes de colisão da EuroNCAP, instituto europeu responsável por avaliar a segurança dos veículos.
O 3008 possui seis airbags com oito pontos de proteção (dois frontais, dois laterais (para tórax e bacia) e dois do tipo cortina (para cabeça). Entre os dispositivos de segurança, constam: freios ABS de última geração, Controle Dinâmico de Estabilidade (ESP), Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF), Assistência a Frenagem de Urgência (AFU) e Assistência anti-derrapagem (ASR).
Também foram incluídas duas fixações Isofix para assentos de criança e cintos de segurança com três pontos e alerta sonoro.
DesignO novo 3008 traz as novas linhas globais da marca, que incluem a novo logomarca com o tradicional leão sem a moldura na cor preta. Agora, o bichano está ladeado por dois vincos, que deixaram o visual mais leve e elegante, junto à nova grade frontal.
As lanternas frontais receberam novo recorte na parte inferior e, as traseiras, ganharam três linhas verticais, que lembram as garras de uma fera. Chamam atenção também as novas rodas diamantadas aro 17”.
No interior do carro, cada detalhe foi pensado para encantar os ocupantes. Bancos parcialmente em couro (nas opções preto e cinza) reguláveis e que podem ser configurados de inúmeras formas, visando acomodar o volume pretendido pelo dono. A capacidade de carga do 3008 pode chegar a 1.604 litros com bancos rebatidos.
O porta-malas no modo normal dispões de 512 litros. Outra característica inserida para facilitaro carregamento do veículo foram as portas duplas (a tradicional superior e a inferior, comum nas picapes), que suportam até 200 quilos.
Sistema Multimídia WIP NAV RT6O conjunto sonoro oferecido pelo 3008 está equipado com USBBox que permite a conexão de tocador de CD com MP3 aliado às funções Bluetooth e conjunto “mãos livres” para telefone celular. Também está disponível uma entrada auxiliar. O sistema de navegação por GPS é integrado a uma tela colorida de sete polegadas rebatível.
Ponto negativo: os botões de acesso ao som poderiam ter sido integrados à superfície do volante (assim como no compacto 208), já que a proposta do carro é entregar sofisticação. Ao invés desta solução, a marca optou por incluir um conjunto de botões muito semelhantes utilizado no compacto C3, da marca-irmã Citroën.
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Ponto negativo: os botões de acesso ao som poderiam ter sido integrados à superfície do volante (assim como no compacto 208), já que a proposta do carro é entregar sofisticação. Ao invés desta solução, a marca optou por incluir um conjunto de botões muito semelhantes utilizado no compacto C3, da marca-irmã Citroën.
Preços da concorrência
- CR-V: aposta da Honda está disponível em três versões: LX, a R$ 98,9 mil; EXL 4X2, a R$ 110,9 mil; e o EXL 4X2, a R$ 115, 9 mil. A motorização é 2.0 16V SOHC i-VTEC - Flex One.
- Kia Sportage Flex: parte de R$ 94.600 na primeira versão com câmbio de seis velocidades, airbags frontais, rodas aro 18". A versão intermediária parte de R$ 99.600 e oferece ainda tração 4x4. A versão top custa R$ 117.300, que inclui sistema de navegação (GPS) + Bluetooth com controle de chamada, câmera de ré, 10 airbags e teto solar.
- ASX da Mitsubishi: disponível em quatro versões, parte de R$ 85.990 (MT 4X2) com transmissão manual de cinco marchas. As demais versões ( CVT 4X2, a R$ 92.990 e duas opções da AWD CVT a R$ 103.590 e R$ 109.990), são equipadas com câmbio automático INVECS-III CVT de seis marchas.
- Kia Sportage Flex: parte de R$ 94.600 na primeira versão com câmbio de seis velocidades, airbags frontais, rodas aro 18". A versão intermediária parte de R$ 99.600 e oferece ainda tração 4x4. A versão top custa R$ 117.300, que inclui sistema de navegação (GPS) + Bluetooth com controle de chamada, câmera de ré, 10 airbags e teto solar.
- ASX da Mitsubishi: disponível em quatro versões, parte de R$ 85.990 (MT 4X2) com transmissão manual de cinco marchas. As demais versões ( CVT 4X2, a R$ 92.990 e duas opções da AWD CVT a R$ 103.590 e R$ 109.990), são equipadas com câmbio automático INVECS-III CVT de seis marchas.
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