quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Câmbio Automático X Automatizado: entenda as diferenças

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DivulgaçãoCâmbio automático da Peugeot que equipa a 208
Com a crescente popularização dos câmbios automáticos e automatizados no Brasil nas últimas duas décadas, muitas opções foram lançadas no mercado automotivo.

O fato de ambos os tipos oferecerem um carro sem embreagem, dispensando a necessidade da troca manual de marchas, faz com que muitos consumidores os confundam e até mesmo considerem que estão investindo em determinada funcionalidade, quando na verdade, trata-se de outra. 
câmbio automático possui estrutura complexa e é mais caro, sendo gerenciado pelo conversor de torque. Já o automatizado (com mono ou dupla embreagem) é mais simples, com estrutura próxima a do modelo mecânico, porém, controlada por módulo eletrônico e atuadores hidráulicos.
Segundo especialistas, cada sistema influencia de forma distinta no desempenho do veículo. Para esclarecer o assunto, consultamos o técnico Daniel Lauri, do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Confira a seguir. 


TIPOS DE CÂMBIO

Os câmbios automáticos podem ter 3,4,5,6,8 e até 9 velocidades. O número de marchas depende do projeto do câmbio e das necessidades do veículo, sendo que este número também pode variar dos valores informados acima.

Já os automatizados contam com uma ou dupla embreagem. Esse número de  embreagens e marchas depende do projeto do câmbio e necessidades do veículo.
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Câmbio automático da Chevrolet que equipa a Spin
 



Câmbio-automatizado-easytronic-da-Chevrolet-que-equipa-o-Agile
Automatizado da ChevroletCâmbio Easytronic.





PRINCIPAIS DIFERENÇAS


AutomáticoO principal diferencial está na concepção interna. No câmbio automático, a transmissão de movimento do motor para o câmbio é realizado por meio do conversor de torque. As mudanças de marchas são realizadas por pressão hidráulica e controladas pelo módulo eletrônico e corpo de válvulas, atuando em pacotes de embreagens e freios, variando assim as possíveis relações das engrenagens internas.


AutomatizadoJá no câmbio automatizado, sua concepção interna é semelhante ao câmbio mecânico (manual) convencional, onde as trocas de marchas são controladas por um módulo eletrônico e atuadores hidráulicos. A transmissão de movimento do motor é intermediada pela embreagem, também controlada eletronicamente e acionada por atuadores hidráulicos.

Câmbio-automatico-da-Hyundai-que-equipa-o-HB20

Câmbio automático da Hyundai que equipa a linha 2015 do HB20.


Câmbio-automatizado-Dualogic-da-Fiat
Automatizado da FiatCâmbio Dualogic.



VANTAGENS COMUNS AOS DOIS TIPOS DE CÂMBIO

- Mudanças suaves de marchas;
- Seleção automática das velocidades apropriadas às condições da condução;
- Redução da fadiga ao dirigir;
- Ambos impedem que o conjunto motriz fique sobrecarregado;
- Ambos aumentam a vida útil dos componentes da transmissão;
- O motorista consegue direcionar mais atenção ao trânsito;
.


VANTAGENS do câmbio automático

Pode proporcionar uma saída e a mudança de marchas mais suaves devido ao conversor de torque e programação do módulo. No arranque do veículo em subidas, dependendo da inclinação, o câmbio proporciona um movimento contínuo para frente.



VANTAGENS
 do câmbio Automatizado

Possui menor complexidade interna, podendo ter uma manutenção mais barata, onde a ocorrência mais comum é a troca da embreagem.
Por ser mais leve, pode ser usado em veículos com motores menores e assim proporcionar um consumo de combustível menor.
 New Fiesta Hatch 2014















Automatizado da Ford: câmbio sequencial Powershift de dupla embreagem.




DESVANTAGENS do câmbio Automático
 Devido à maior complexidade interna, pode ter uma manutenção mais cara e realizada somente em oficinas especializadas. O preço do componente também pode ser mais elevado.

Mais pesado, o automático geralmente acompanha veículos com motores maiores e consequentemente gerando consumo maior de combustível. Porém, isso não é uma regra. Dependendo do modelo de transmissão do veículo – quanto maior o número de relações de marchas - ele pode até beneficiar a relação de consumo.



DESVANTAGENS do câmbio Automatizado
Dependendo da programação da transmissão, o câmbio automatizado pode gerar solavancos nas trocas de marchas. Em subidas, pode haver retorno do veículo dependendo de sua inclinação e até o acoplamento total da embreagem.

Porém, alguns modelos já possuem sistema integrado com os freios que só permitem que sejam liberados após a ativação do acelerador.



 MODELOS MAIS POPULARES NO BRASIL COM CÂMBIO AUTOMATIZADO:
Câmbio Easytronic de cinco marchasGM Agile.

Câmbio Dualogic de 5 marchasFiat IdeaNovo PalioPunto,
Pailo WeekendFiat 500
 e Grand Siena.

Câmbio i-Motion de cinco marchasVW GolCrossFoxFoxPolo e Voyage.

Câmbio sequencial Powershift de dupla embreagem com 6 marchasNew Fiesta Titanium.
Câmbio-automatizado-imotion-da-Volkswagen-que-equipa-o-gol-rallye

Automatizado da Volkswagen
Câmbio i-Motion


MODELOS MAIS POPULARES NO BRASIL COM CÂMBIO AUTOMÁTICO:
Câmbio automático de quatro velocidades: Citroën C3Hyundai HB20Kia PicantoNissan LivinaPeugeot 208 GriffeRenault Logan e Sandero.

Câmbio automático de seis velocidadesGM CobaltSpin Sonic.


 Câmbio-automatico-da-Nissan-que-equipa-o-Livina

Câmbio automático da Nissan que equipa o Livina

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