Land Rover sempre foi conhecido pela sua capacidade off-road, mas quase não vemos estes veículos em ação. Para saber se eles são tudo isso que dizem, testamos um Freelander 2 HSE SD4 para tirar essas dúvidas.
O Freelander 2 é um autêntico Land Rover, é rústico e muito luxuoso ao mesmo tempo. Equipado com motor 2.2 turbo diesel de 190 cavalos de potência e 42,9 kgfm de torque máximo e transmissão automática de seis velocidades. O SUV inglês chega aos 100 km/h em 9,5 segundos. Na realidade toda essa potência e torque não servem para fazer o modelo correr, mas sim tirá-lo da lama.
A principal vantagem deste motor é como ele é movido. Como se trata de um propulsor diesel, na hora de abastecer, além de ser um pouco mais barato em relação a gasolina, ele é bem mais econômico. Na cidade o modelo roda em média 8,8 quilômetros com um litro de diesel, já na estrada a média também é boa, o SUV faz cerca de 13,5 km/l, entretanto a marca inglesa diz que ele pode chegar até 17,5 km/l.
Com bons ângulos de entrada e saída, praticamente é impossível raspar o carro em valetas ou em trechos acidentados. A tração integral responde super bem e ainda há o sistema Terrain Response, que altera a tração, câmbio e aceleração do SUV em 150 milissegundos. O sistema programa o modelo para trafegar em asfalto, grama / neve, lama / sulcos e areia.
Passar em trechos com lamas, acidentados ou com água praticamente não fazem diferença para o Freelander 2, o modelo parece que está mais bem preparado para andar neste tipo de terreno do que andar no asfalto. A suspensão trabalha bem para não transmitir todas as imperfeições que estão a sua frente. Quem vê de fora parece que o carro vai virar, mas dentro dele a segurança que ele transmite é impar, nem se comprara com outros modelos off-road de luxo.
Basta andar com o “pé leve” para ele não ter potência para ele não destracionar e atolar, entretanto, se for com cuidado, ele até parece um “trator”, vai percorrendo tudo como se nada fosse capaz de pará-lo.
Para garantir máxima segurança a todos os ocupantes, o modelo conta com uma variedade de assistentes. Entre eles, destacam-se os freios ABS, controle eletrônico de tração ETC, sistema eletrônico de distribuição de frenagem EBD, controle de frenagens em curvas CBC, assistente de frenagem de emergência EBA, controle dinâmico de estabilidade DSC, entre diversos outros. O modelo também conta com 7 airbags.
O Freelander 2 não é só um modelo off-road comum, por dentro o luxo é digno de modelos ingleses. Os assentos são tão confortáveis que parece estar na sua poltrona de casa, o volante, que possui comandos e conta com sistema de aquecimento tem boa pegada e praticamente você não cansa de dirigir.
O acabamento é de primeira, os bancos são revestidos em couro com regulagem elétrica e sistema de aquecimento, há dois tetos solares, sendo um com abertura, ar-condicionado digital dual-zone, freio de mão eletrônico, tela de LCD com 7 polegadas com câmera de ré e um excelente sistema de som Meridian com 17 alto-falantes e um subwoofer.
Por dentro o modelo é muito confortável, excelente para viagens para a casa de campo ou praia, na estrada ele é estável, mas não pode abusar em curvas, porém, não precisa se preocupar com pequenos buracos. Vale lembrar que o porta-malas comporta até 405 litros de bagagens.
Apesar de tantas qualidades, há pequenos problemas no Freelander 2. Mesmo com lanternas e faróis de LED e Xenon, rodas de 19 polegadas e design arrojado, o modelo é o mais antigo a venda atualmente. Por dentro, mesmo com muito conforto e arremate impecável, ele é muito rústico perto de outros modelos da marca, assim como seu preçoAtualmente o Freelander 2 topo de linha (versão testada) custa cerca de R$ 213 mil, custando até mais caro que a versão de entrada do Evoque, que conta com quase os mesmos itens de série do Freelander 2 e possui design muito mais atual. Entretanto, mesmo sendo o mais antigo, ele ainda chama muita atenção nas ruas e impõe respeito por onde passa.
É importante dizer que o Freelander 2 é um modelo mais fora de estrada, apesar de todos os modelos da Land Rover serem feitos para andar na lama, o SUV é o que mais se aplica a regra, principalmente pelos seus ângulos de ataque (31º) e saída (34º) que facilita suas atividades off-road.
De modo geral o Freelander 2 é um excelente carro para quem busca luxo e capacidade fora de estrada, o motor diesel também ajuda muito o modelo ser econômico e ter torque para passar por trechos de lama sem grandes esforços, mas esbarra no alto preço e design um pouco ultrapassado.
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