Cinco opções de motor e quatro de transmissão. Será com esse pacote mecânico que o Jeep Renegade – apresentado em julho à imprensa, nos Estados Unidos – estreará no mercado global para combater os utilitários-esportivos compactos. No Brasil, onde o SUV será produzido e comercializado a partir de abril de 2015, haverá três configurações de propulsor e duas de câmbio. A primeira aparição oficial do jipe ocorrerá no Salão de São Paulo, em novembro.
As versões de entrada, com tração 4x2, serão equipadas com o motor 1.8 flex de 132 cv e câmbio manual de cinco velocidades. A configuração intermediária, 4x2 ou 4x4, terá sob o capô o propulsor 2.0 diesel de 172 cv e transmissão manual de seis marchas ou automática de nove. Por fim, a opção topo de linha, 4x4, virá com o motor 2.4 diesel de 186 cv e câmbio automático de nove velocidades. Ainda não foram revelados os nomes das versões para o mercado brasileiro, mas é de se esperar que sejam os mesmos de EUA e Europa: Sport, Latitude, Limited e Trailhawk. O leque de cores para a carroceria deve contar com dez tonalidades, muitas bastante chamativas.
Futuro rival de modelos como o Ford EcoSport, Chevrolet Tracker e Renault Duster, além dos futuros nacionais Honda Vezel e Peugeot 2008, que também estreiam por aqui no ano que vem, o Renegade deve partir de R$ 68 mil e superar a barreira dos R$ 90 mil na configuração mais completa, esbarrando em concorrentes de porte maior, como Kia Sportage e Hyundai ix35.
Jeep Renegade - versão básica | |
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Preço estimado | R$ 68.000 |
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando simples, flex |
Cilindrada | 1.747 cm³ |
Potência | 130/132 cv a 5.250 rpm |
Torque | 18,4/18,9 kgfm a 4.500 rpm |
Transmissão | Manual de cinco marchas, tração dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão | Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
Freios | Discos ventilados na frente e sólidos atrás |
Pneus | 215/65 R16 |
Dimensões | Comprimento 4,232m. Largura 1,887 m. Altura 1,689 m. Entre-eixos 2,570 m |
Capacidades | Tanque 48 litros, Porta-malas 350 litros |
Peso | 1.418 kg |
Com visual off-road robusto típico da Jeep e rodas que variam de 16 a 18 polegadas, o lançamento tem linhas muito cativantes. Agradam também os detalhes que remetem a outros veículos da marca, como o formato de galões de gasolina nas lanternas e nos porta-objetos do console, a “carinha” do jipe Willys nas lentes dos faróis e no interior do porta-malas, entre outros.
Por dentro, o ar de Fiat (detentora do grupo Chrysler) é sentido graças ao tecido e desenho dos bancos e de componentes, como as chaves de seta e de comando do limpador de para-brisa. O nível de acabamento, porém, é bastante caprichado, em que pese a presença de plástico duro no console e nas laterais das portas. As molduras das saídas de ventilação, das caixas de som e da manopla do câmbio podem ter cores distintas do restante da cabine, o que dá um tom extra de classe ao jipinho. Destaque também para as duas seções de teto solar removíveis, que reforçam o apelo fora de estrada.
Por dentro, o ar de Fiat (detentora do grupo Chrysler) é sentido graças ao tecido e desenho dos bancos e de componentes, como as chaves de seta e de comando do limpador de para-brisa. O nível de acabamento, porém, é bastante caprichado, em que pese a presença de plástico duro no console e nas laterais das portas. As molduras das saídas de ventilação, das caixas de som e da manopla do câmbio podem ter cores distintas do restante da cabine, o que dá um tom extra de classe ao jipinho. Destaque também para as duas seções de teto solar removíveis, que reforçam o apelo fora de estrada.
Construído sobre plataforma derivada do Fiat 500L, o Renegade satisfaz no quesito espaço interno. Com 2,57 metros de entre-eixos (como comparação, EcoSport e Duster têm 2,52 m e 2,67 m, respectivamente), o SUV acomoda bem até quatro adultos altos, oferecendo área satisfatória para as pernas e cabeça. Já o porta-malas, de acordo com a fabricante, é de 350 litros, volume mais acanhado que o do Ford (362 l) e o do Renault (475 l).
Em termos de equipamentos, o Jeep tem recheio de fazer inveja aos rivais. O pacote inclui freio de mão elétrico, seletor de tipo de terreno com reduzida para as versões 4x4, ar-condicionado digital, tela multimídia de cinco polegadas sensível ao toque, volante multifuncional com comandos de voz, controlador de velocidade adaptativo e controle de tração. Resta agora vê-lo em ação para confirmar tudo o que se imagina dele. Para a Jeep, o Renegade é a aposta para fazê-la emplacar mais de um milhão de carros no mundo por ano. No Brasil, a impressão é de que o jipinho vai cair no gosto geral.
Em termos de equipamentos, o Jeep tem recheio de fazer inveja aos rivais. O pacote inclui freio de mão elétrico, seletor de tipo de terreno com reduzida para as versões 4x4, ar-condicionado digital, tela multimídia de cinco polegadas sensível ao toque, volante multifuncional com comandos de voz, controlador de velocidade adaptativo e controle de tração. Resta agora vê-lo em ação para confirmar tudo o que se imagina dele. Para a Jeep, o Renegade é a aposta para fazê-la emplacar mais de um milhão de carros no mundo por ano. No Brasil, a impressão é de que o jipinho vai cair no gosto geral.
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